Pular para o conteúdo

Gente diferenciada usa Facebook

12/05/2011

Assunto do almoço aqui da turma do trabalho, do telejornal que assisti ontem a noite e hoje de manhã, dos jornais impressos que andei folheando e, claro, do que mais nos interessa aqui: de inúmeros blogs, sites e posts de amigos nas redes sociais.

Não dava para ser diferente. A informação divulgada ontem pela Folha de São Paulo informando que o governo paulista vai mudar a estação do metrô que seria construída até 2017 (!!!) na Avenida Angélica para a Praça Charles Muller, no Pacaembu, devido ao pedido da Associação de Moradores do bairro, gerou uma acalorada discussão e muita polêmica. O “assunto está entre mais comentados no Twitter e mobiliza Facebook“, e virou “piada na Internet” (Estadão, Exame, )

O bom humor parece mesmo ser a maior arma dos tempos modernos. “Melhor rir do que chorar” é um ditado popular tão antigo, mas que nunca antes na história do mundo pôde ser tão aplicado! Todo mundo tem a sua tirada esperta e inteligente sobre o assunto. Algumas delas no Twitter:

“É tão fácil resolver problema, gente: faz uma entrada social e uma de serviço”
@lutieppo

“Entendo os velhos de Higienópolis temerem o metrô. A última vez q chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz”
@DaniloGentili

 “Tudo faz sentido. É proibido metrô na Angélica porque ela vai de táxi.”
@Proliferado

Nos Trending Topics do Twitter desde ontem, as Hashtags (#) ‘Higienópolis‘ e ‘gente diferenciada’ estão entre os hits da web, sendo que a última é uma provocação bem humorada a declaração de um morador da região dada a reportagem da Folha de São Paulo em agosto do ano passado:

“Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”
Folha de São Paulo, 13/08/2010

Fato é que, na Internet, a relação com o tempo é outra e uma decisão polêmica, com uma declaração infeliz de dias, meses ou anos atrás, são linkadas instantânea e automaticamente, se tornando a fagulha que faltava para encher de posts os murais de nossas redes sociais.

A mais criativa e que ganhou repercussão de todos os outros veículos é o “Churrascão de gente diferenciada“, evento criado pelo jornalista Danilo Saraiva  no Facebook , que pretende “mostrar que os ricos não chegam aos pobres, mas os pobres sim, facilmente chegam aos ricos“. Anotem aí: próximo sábado (14), às 14h, em frente ao Shopping Higienópolis. IMPERDÍVEL!

O escritor de novelas, blogueiro, e também morador do bairro, Walcyr Carrasco acha “que ainda vem coisa pela frente“. Também acho. Tanto é que, “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu na manhã desta quinta-feira (12) que haverá uma estação de metrô em Higienópolis. O prefeito Gilberto Kassab e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda também tentaram se explicar. O promotor do Ministério Público quis saber se essa foi “uma decisão técnica e quais critérios foram adotados para o procedimento“.  Veja aqui e aqui.

No vídeo publicado pelo SWU, a opinião de alguns moradores pode ser o prato cheio para transformar o churrasco em uma verdadeira farra do boi.  Treifá ou não, essa a vizinhança vai ter que engolir. Por essa os tais moradores que preencheram o abaixo assinado não esperavam: a gente diferenciada usa a Internet e resolveu se mobilizar.  Que tal culpar então a inclusão digital? Tsc tsc tsc… contra isso, sinto-lhes informar,  não há definitivamente o que fazer.

7 Comentários leave one →
  1. Winona permalink
    12/05/2011 18:34

    Velho, que blog chato do caralho –‘ vai varrer calçada porque escrevendo tu é um zero a esqueda ow animal!

    • Alexandre Rosa permalink
      12/05/2011 22:07

      Também acho super chato, véio. Tão chato que faço questão de sempre voltar, ler, achar ruim e deixar um comentário. =)

      • Douglas Freitas permalink*
        12/05/2011 22:12

        “Véio” definitivamente não faz parte do seu vocabulário, Alexandre! hahahahahahaha

  2. Alexandre Rosa permalink
    12/05/2011 22:06

    Uma das melhores cenas de Sex and The City 2 – O filme é quando a personagem Miranda recebe uma “tomatada” em seu casaco lindissimo de pele branco em plena Mercedes-Benz Fashion Week. O motivo? Usar casaco de pele branco – agredindo a natureza e os ambientalistas. O que a personagem respondeu? “I love NYC”.

    Eu não sei se amo NYC, mas amo a liberdade de expressão. Assunto polêmico, comentários polêmicos. E não é que deu certo? Agora sim o onbuddiesman reabriu com LUXO e LIXO. Poesia à parte, adorei seu retorno.

    Higienópolis? Hum…com metrô ou sem metrô continuará charmosa guardando o casarão da Rua Maranhão, 88. É gente! A antiga residência dos Penteado. E mais: hoje abriga a pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – a FAU.

    Ai ai ai…a velha higienópolis sempre guardou o judaísmo conservador, mas sempre acolheu os casais gays – que andam de mãos dadas no bairro -, os idosos, as crinças e, principalmente, as histórias: O Palacete dos Penteado já serviu para sarau, revoltas, anarquias e etc.

    No fundo…no fundo…as ruas com os estados brasileiros reservam o charme de unir o todo. Oras, higienópolis vem de higienizar….! Quem sabe não chegou a hora de higienizar os retrógados de uma vez por todas? Ai não! Deixemos alguns! Assim temos mais assunto…mais história…mais futuro!

  3. Douglas Freitas permalink*
    12/05/2011 22:14

    É o que disse um morador do bairro: afinal quem são esses moradores que assinaram esse protesto? Segundo ele, mesmo morando há anos lá, nunca soube de tal documento.

  4. onbuddyman permalink
    12/05/2011 22:56

    Vale uma ressalva não abordada no texto, mas que merece a nossa atenção: que comentário INFELIZ o do Danilo Gentili. Brincar com o holocausto simplesmente não dá. É de MUITO mau gosto!

    • Alexandre Rosa permalink
      12/05/2011 22:59

      pois. concordo ser supremo onbuddiesman

Deixe um comentário