Pular para o conteúdo

O universo de uma #MegaWave

20/10/2009

Wave01

“O Google intitulou ‘uma ferramenta online de comunicação em tempo real e colaboração’”

Nomadismo Celular

Como a maioria de nós, eu ainda não entendi muito bem essa “onda”, então resolvi pegar carona numa Tsunami e entrei de cabeça na #MegaWave experimental  criada pelo Denys Sene e pelo Emerson Rocco Bernardino no Google Wave.

Foi uma brincadeira em que cada um adicionava todos os seus contatos e estes, por sua vez, os seus. O intuito era apenas testar os limites do Google Wave. Começou despretensiosamente, com o simples objetivo de gerar uma Wave gigante. Do teste, retirei algumas impressões, que compartilho com vocês, leitores do OBM.

O GoogleWave é certamente uma ferramenta voltada para o trabalho colaborativo. Não uma rede social, embora funcione também em mecanismo de chat. É bem diferente do Twitter ou do Facebook, voltados para o relacionamento entre os usuários. Embora também admita algumas brincadeiras.

Difere também do e-mail. Na Wave, cada um se manifesta e incorpora suas idéias com a intenção precípua de desenvolver um projeto. E este pode inclusive deixar de depender dos seus criadores. O programa avisa o momento em que cada um entrou na Wave e informa as mensagens que ainda não foram lidas, inclusive as retroativas.

É possível conversar com várias pessoas ao mesmo tempo e ter acesso às conversas de outras pessoas na mesma Wave, tornando dispensável informar a cada um, pessoalmente, sobre as decisões tomadas. O desenvolvimento total do trabalho pode ser acompanhado em tempo real.

No caso de textos que precisam de correções, modificações, ou alterações, isso pode ser feito sem as longas discussões por e-mail. Caso os usuários discordem, podem abrir um novo blit para acertar as mudanças antes de serem feitas.

O difícil é errar, ou se arrepender, pois tudo que escreve na wavelet (primeira mensagem da Wave) e nos blips (próximas mensagens que a sucedem) são vistos instantaneamente pelos colaboradores, no exato momento em que se está escrevendo, letra por letra.

Tive o sentimento de que se a onda realmente estourar, os direitos autorais acabarão se transformando em direitos corporativos em alguns casos.

Meu computador travou várias vezes durante o uso. Falta aprender a usar uma série de recursos. Além disso, a maioria dos bots e códigos não estão 100% funcionais. Ainda está em fase alpha, mas as perspectivas são fantásticas!

O mais interessante é que se trata de um canal aberto, onde cada empresa ou grupo que pretenda trabalhar em conjunto pode criar seu próprio universo colaborativo.

Cada Wave é viva! Uma verdadeira suruba de idéias!

E não é que dizem por aí que o universo funciona em ondas? Assistam… É longo, mas é legal!

5 Comentários leave one →
  1. 20/10/2009 21:07

    Fico cada vez mais curioso e interessado nessa wave!!!
    Alguém me manda uma prancha aí!!! rsrsrs

  2. Rodrigo Jácome permalink
    21/10/2009 11:46

    É isso que a internet vai virar.
    Uma grande suruba de idéias!
    Cada um cuidando do seu e doando o que pode.
    Mas vai ser bem construtiva.
    O mundo precisa de uma divisão de responsabilidades.

  3. thia6om permalink
    21/10/2009 12:09

    ai q moderno… rs
    tanta coisa pra minha lentidao dá conta….

  4. 23/10/2009 16:53

    Mil gracias pelo link. Adorei. Visite-me sempre que der na telha e vamos trocar figurinhas sempre! Comecei a te seguir no Twitter. Bjs
    Mari-Jo Zilveti

Deixe um comentário