Pular para o conteúdo

Novo Orkut?

10/11/2009

Contribuição especial,  Lourival Lima

Orkut_lourival

Ao longo de cinco anos, o Orkut despertou amor e ódio. Perfis falsos, perfis clonados e comunidades ofensivas fizeram (e ainda fazem) parte dessa história. A facilidade que a informática e a internet oferecem pode se tornar uma faca de dois gumes. O Orkut já teve problemas com o Ministério Público no Brasil, por dificultar a identificação de pessoas que cometiam crimes, como pedófilos e traficantes. A liberdade sem controle da internet demonstrava ser boa e ruim ao mesmo tempo.

Internacionalmente, o Orkut tem outros problemas. Nunca conseguiu decolar nos EUA e Europa, principalmente pelo rápido avanço de brasileiros e comunidades em Português, causando desinteresse ente os internautas de outros países. Outras redes sociais como o MySpace e o Facebook encontraram seu lugar ao sol, tanto que o Facebook atualmente é a maior rede social do mundo.

Atualmente, o Facebook tem crescido muito no Brasil. Nos últimos três meses, ele teve um crescimento de espantoso no Brasil. Em contrapartida, o Orkut possui mais de 24 milhões de perfis ativos no Brasil, contra pouco mais de 2 milhões do Facebook.

Alertados por esse crescimento repentino do Facebook, a equipe do Google responsável pelo Orkut resolveu criar uma nova interface, modernizar e facilitar a navegação da sua rede social. Assim surgiu o “novo Orkut”, como está sendo divulgado pela internet. Para acessar o mesmo, é necessário receber um convite, ou do Google ou através de algum amigo. Este tipo de transição somente aumentou a curiosidade dos usuários e despertou um novo interesse nos brasileiros.

Recebi o convite para o novo Orkut e ansioso fui conhecer as novidades. O que vinha na minha mente era algo semelhante ao Facebook: intuitivo, bonito e fácil de utilizar. Algo “moderno”, visto que o antigo layout já me parecia um tanto antiquado comparado às outras redes sociais.

Sendo bem direto e respondendo à pergunta: o Orkut melhorou? SIM. Mas tornou-se uma cópia do Facebook em termos de funcionalidade. Uma cópia piorada. O visual “quadradão” ainda incomoda um pouco. As tão faladas opções de personalização se resumem a possibilidade de mudar a cor do perfil. Em termos de “beleza”, ele deixa muito a desejar em relação ao rival.

Um dos motivos para o crescimento do Facebook no Brasil é a capacidade de interatividade entre seu grupo de amigos, seja através do mural, onde você pode escrever o quê está fazendo ou pensando (como no Twitter), seja através de aplicações e jogos. Neste quesito, o Orkut perde feio. Os aplicativos e jogos possuem pouca ou nenhuma capacidade de interação. O mural é feio e mal diagramado e não é atualizado automaticamente como no Facebook. Além disso, o mesmo não permite que se postem vídeos diretamente, somente os links dos mesmos.

Algumas coisas melhoraram muito, como o gerenciamento de fotos:  é possível incluir e excluir álbuns inteiros com poucos cliques. Em termos de comunidades,  ainda é a ferramenta ideal. A organização de enquetes e fóruns de discussão dentro das comunidades sempre foi mais simples  do que as dos concorrentes: são fáceis de se configurar e permitem uma interação maior. Na nova versão, elas não mudaram.

O que não consigo compreender é como o Google, que é um dos gigantes da Internet (talvez até O gigante), com todo seu know-how e sua capacidade de inovar pode entregar um trabalho final que só posso descrever com uma palavra: feio. O Orkut melhorou a navegação? Sim. Mas ele ainda é um patinho feio. Um patinho feio mal-acabado. Será que é isso que nós, brasileiros, que somos a maior audiência na rede social, merecemos? O esmero do Facebook na sua interface gráfica torna a experiência de navegar por ele extremamente agradável. Era nisso que o Orkut precisava inovar. E a inovação foi muito pouca comparando-se a outras redes sociais.

Será que os usuários vão gostar do novo Orkut? Depende. Se o usuário não tiver uma conta no Facebook, provavelmente sim.

2 Comentários leave one →
  1. Douglas Freitas permalink
    10/11/2009 08:54

    Obrigado pela colaboração, Lourival e seja bem vindo ao time!

    Essa história toda de novo Orkut provovou uma Wave chata entre os usuários que estão criando um alvoroço atrás dos convites. Uma amiga me disse que tinham adicionado ela só para pedir um convite… eu duvidei, ri, desacreditei na história.
    Claro que eu estava enganado. Acessando meu profile no outro dia pela manhã, vi que cinco pessoas estavam me adicionando com a mesma justificativa. Isso sem contar nos amigos que reapareceram de repente no msn, puxando um assunto e outro para no meio de discurso soltar um “me convida para o orkut?”.

    Eu gostei do novo Orkut, mas já tenho saudade do visual antigo. Sei que é opcional, mas preferia quando era obrigatório. Torço para que num futuro próximo não deletem para sempre o velho azulzinho. Seria demais para mim!

    E contrário a opinião que parece dominante, acho o Orkut muito mais adulto do que o Facebook. O layout pode não ser muito sério, mas quem liga? Eu nem um pouco.

    Ah! Você esqueceu do bate-papo! A videoconferência funciona que é uma beleze e não fica devendo em nada ao MSN, só que com uma única diferença: é acessado através do Browse! D-E-M-A-I-S!

  2. 10/11/2009 11:51

    Poxa… Eu não tenho… Mas será que dou conta de mais uma coisa nessa vida?
    Esses sites de relacionamento não parecem com aqueles joguinhos eletrônicos que vc tem que cuidar, aqueles Tamaguchi?
    Preciso cuidar mesmo é dos meus periquitos…

    Parabéns pelo texto,

    Paula

Deixe um comentário